14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sabe porque é que o Alentejo é a região perfeita para degustar vinho? Nós respondemos-lhe neste artigo!

O Alentejo é uma região do país que ‘seduz’ muitos turistas nacionais e internacionais que procuram a tranquilidade e a harmonia que a natureza alentejana carrega. Depois de estar na ‘mira’ da revista Time, desta vez é o jornal regional Diário do ABC, do Brasil, que tece rasgos elogios aos vinhos portugueses, nomeadamente aos alentejanos.

Para a publicação brasileira, Portugal têm vindo a suscitar interesse nos seus vinhos ou não tivesse exportado, no ano anterior, 328 milhões de litros. E, para os especialistas do Diário ABC, o Alentejo assume um papel especial na área vinícola por “contar com inúmeros produtores de altíssima qualidade, bebidas premiadas e ótimos locais para degustar vinhos” e a Rádio Campanário confirma que assim é. Arraiolos, Beja, Campo Maior, Évora, Estremoz ou Montemor-o-Novo são algumas das localidades do Alentejo onde é possível fazer uma degustação de vinhos, com uma vista de ‘cortar a respiração’ sobre a planície alentejana. 

O Diário do ABC elenca um conjunto de fatores que fazem do Alentejo o lugar ideal para qualquer apreciador de um bom vinho:

1. Castas singulares:

Espécies de uvas como Aragonez, Alfrocheiro, Antão Vaz e Arinto são utilizadas nos melhores vinhos produzidos e é possível encontrá-las nas castas alentejanas.

2. Custo-benefício:

A qualidade dos vinhos produzidos na região do Alentejo supera, sobejamente, o valor pelos quais o consumidor final paga por eles, o que significa que as refeições podem ser sempre bem ‘regadas’.

3. Harmonizações sublimes:

É sabido que os vinhos alentejanos acompanham bem com qualquer refeição, mas se falarmos da gastronomia regional ‘caem’ ainda melhor. O Diário do ABC elenca um conjunto de restaurantes que promovem uma “experiência gastronómica imperdível, como a Cadeia Quinhentista, em Estremoz, o Café Alentejo, em Évora, e o restaurante da Herdade do Esporão, comandado pelo chef Carlos Teixeira e reconhecido com uma Estrela Michelin em 2021.

4. Experiências ecoturísticas:

Muitas são as adegas que promovem experiências de degustação de vinhos e visita guiadas, pelos Enólogos, às herdades. No site da Odisseias são muitas as sugestões, até para um momento romântico a dois.

5. Hotéis que também têm adegas:

E se, por si só, já é bom degustar um bom vinho no Alentejo não há nada melhor que ficar alojado num hotel que lhe permita essa experiência. No Alentejo, o Diário do ABC destaca “a charmosa Herdade da Malhadinha Nova, o São Lourenço do Barrocal, Torre de Palma Wine Hotel, Herdade do Sobroso e Vila Galé Clube de Campo.”

Por último, o diário regional brasileiro destaca a sustentabilidade cada vez mais assegurado pelos produtores vitivinícolas e garante que a qualidade dos vinhos do Alentejo advém da tradição milenar, “um dos vestígios deixados pelo Império Romano.”

Fonte: Diário do ABC

Populares