O Comando Territorial de Setúbal, através do Posto Territorial de Sines, no dia 9 de agosto, constituiu arguidos dois homens de 32 e 34 anos e apreendeu diverso material relacionado com a prática de jogos de fortuna ou azar, em Sines.
No âmbito de uma ação de fiscalização a estabelecimento comercial, os militares da Guarda detetaram num estabelecimento comercial, naquela localidade, a existência de material alusivo à prática de jogos de fortuna ou azar, que se encontrava exposto para venda ao público em geral, sem que para tal houvesse autorização da Inspeção-Geral de Jogos.
Da ação, resultou a apreensão de:
- Sete jogos Professional Poker chips;
- Quatro jogos Texas Hold’em Poker Set;
- Sete jogos Harmon Cartas;
- Oito jogos Dominó Chips Domino Fantastico;
- Uma roleta Fanny Rolette;
- Um jogo Bingo Lotto;
- Seis tombolas Jogo do Bingo CB Games.
No seguimento da ação foram constituídos arguidos os proprietários do estabelecimento, os dois homens de 32 e 34 anos, por exporem para venda o material destinado à prática de jogos de fortuna ou azar, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Santiago do Cacém.
A GNR relembra que a dependência no jogo é reconhecida como uma patologia, sendo necessário estar alerta aos sinais que revelem a adição do jogador, pois é comum que aqueles que sofrem desta perturbação ponham em risco o seu trabalho e contraiam dívidas, acabando por inviabilizar a sua interação com a sociedade e adotem um comportamento autodestrutivo. É por este motivo, fundamental, uma fiscalização contínua e presente neste âmbito, de forma a sinalizar as pessoas com esta dependência, e reprimir quem utiliza e explora, de forma descontrolada e dissimulada, este tipo de equipamentos ou promove jogos de fortuna ou azar.