17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Campo Maior: “Queremos as Festas do Povo em 2023 e quando o povo quer , Campo Maior acorda em flor” diz Ministra Ana Abrunhosa(c/som)

A Câmara de Campo Maior inaugurou hoje um centro interpretativo dedicado às Festas do Povo, no antigo edifício do Assento Militar, após um investimento superior a 1,2 milhões de euros.

Tradição secular e realizada pela última vez em 2015, as Festas do Povo de Campo Maior são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico, ‘engalanadas’ com milhares de flores de papel, feitas pela população de forma voluntária.

A cerimónia de abertura deste espaço contou com a presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, assim como de diversas entidades.

A Rádio Campanário esteve presente e acompanhou a inauguração de mais este equipamento em homenagem às Festas do Povo de Campo Maior.

Ana Abrunhosa, em declarações aos jornalistas, começou por dizer “nós hoje celebramos um retomar da normalidade depois da pandemia” acrescentando “com este centro interpretativo das Festas do Povo qualquer visitante pode sentir, ver o que são estas festas, sentir a emoção, a dinâmica, o período de construção e até a tristeza de acabar.”

A governante sublinha ainda que, com o ato de hoje se deixa bem presente “deixamos hoje aqui bem presente de que queremos todos a festa do povo em 2023” acrescentando contudo “sabemos que é algo que envolve esta comunidade mas nós já estamos habituados de que quando o povo quer , Campo Maior acorda em flor.”

É maravilhoso perceber que a Unesco reconheceu esta tradição , esta forma de vivência em partilha, como património mundial o que traz uma grande responsabilidade a Campo Maior e essa responsabilidade traduz-se em continuarmos a fazer as festas do povo e construir este centro para que quem vem a Campo Maior perceba o que é este património”diz Ana Abrunhosa.

A Ministra da Coesão Territorial deixou uma palavra de agradecimento à Unesco e a todos os que tornaram possível a classificação das Festas do Povo como Património Imaterial da Humanidade, tornando assim possível “que o Alentejo seja das regiões do país que mais classificações tem nesta área cultural do património da humanidade.”

Para Ana Abrunhosa “hoje é um dia feliz e de renovada esperança para Campo Maior e para o Alentejo” salientando que “o que une uma comunidade .é a maior riqueza dela e sem isso não se constrói futuro.”

 

Consciente de que as festas do Povo exigem uma logística grande e recursos Ana Abrunhosa garante “o governo está disponível para ajudar e apoiar, não só em palavras mas também em apoio financeiro , logístico e espero ter a oportunidade de cá vir. em 2023.”

Temos que mostrar estas festas ao mundo pois são maravilhosas. Campo Maior tem algo que é único no mundo e que orgulha as suas gentes.” diz a Governante

 

Populares