20.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O apoio do Município de Estremoz tem sido total. A maior dificuldade da Banda é captar pessoas ” diz Maestro da Banda Luzitana de Estremoz(c/som)

A Banda Sociedade Filarmónica Luzitana, foi fundada em 25 de agosto de 1840 e é atualmente regida pelo Maestro Luís Manuel Carvalho Ferreira de Matos. Esta Banda com mais de século e meio de história atuou esta noite, no jardim do Museu Berardo em Estremoz, um concerto integrado nas comemorações dos 100 anos do Teatro Bernardim Ribeiro.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com o maestro da Banda que começou por nos dizer “ é uma grande responsabilidade ser o Maestro de uma Banda com 182 anos mas eu tenho o cuidado de me esquecer disso porque se pensar nisso fico assustado”.

No momento , refere Luís de Matos, só pensamos em música e esse peso passa ainda que “estou sempre a pensar que são 182 anos, que já passou por aqui muita gente antes de mim, por isso a responsabilidade é muito grande.”

Quanto ao concerto desta noite, segundo o responsável pela Banda “ o mesmo foi composto por um reportório clássico de bandas com alguns temas feitos propositadamente para este momento pelo meu antecessor.”

A banda é composta por elementos das mais diferentes idades ainda assim o Maestro diz “não é fácil captar jovens para as Filarmónicas, e essa dificuldades especialmente sentida em Estremoz” acrescentando “ás vezes até é fácil arranjar novos elementos mas depois, quando chegam aos seus 18 anos, seguem a sua vida de estudantes e vão para a Universidade e ficamos sem eles.”

A maior parte dos elementos da banda neste momento são de Estremoz, alguns tinham ido estudar para fora mas regressaram e vivem cá .

Questionado sobre os apoios que têm tido , Luís de Matos refere “não nos podemos queixar do apoio que é dado pelo Município de Estremoz , temos tido sempre o apoio que pedimos.”

A Banda Luzitana vai também marcar presença nas Festas da cidade de Estremoz, festas da Exaltação da Santa Cruz.

 

Populares