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Grândola acolhe ECP – Encontro da Canção de Protesto, de 16 a 18 de setembro

Foto: Município de Grândola

A edição deste ano do ECP reúne sessões testemunhais, de cinema documental e canto livre, colóquios, exposições e concertos, e é dedicado à Canção de Protesto na Ditadura Brasileira e na Era de Bolsonaro, à Canção de Protesto em Portugal no Abraço Europeu e à relação entre Música e Conflito.

O Encontro começa no dia 16 com a abertura da exposição Cantigas do Fogo e da Guerra”, produzida pelo Observatório da Canção de Protesto, dedicada à associação entre música e conflito, seguindo-se um concerto intitulado A História Musical Ditadura Brasileira, produzido pelo Instituto Memória Musical Brasileira, especificamente para o Observatório da Canção de Protesto, e um espetáculo musical protagonizado pelo grupo italiano de combat folk designado Modena City Ramblers.

O sábado (17 de Setembro) será uma vez mais dedicado a sessões de testemunho e de cinema documental, terminando com uma sessão canto livre — espetáculo musical anualmente concebido pelo Observatório da Canção de Protesto — em que irão participar Dominique Grange e Jacques Tardi, Maria del Mar Bonet e Borja Penalba, Marina Rossell e Zeca Medeiros com a convidada Filipa Pais.

No dia 18 de Setembro, a Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola acolhe o colóquio Música & Conflito, com as participações de Mário Vieira de Carvalho, Rui Vieira Nery, Salwa Castelo- Branco e Nuno Pacheco, seguindo dois espetáculos sobre esta temática: o primeiro, da Casa da Achada, sobre a crise da habitação; o segundo, de Kateryna Àvdysh, dedicado à interpretação de canções próprias e populares ucranianas.

O Encontro da Canção de Protesto, com realização anual, resulta da atividade do Observatório da Canção de Protesto — organismo constituído pelo Município de Grândola, entidade promotora, a Associação José Afonso, a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, e os institutos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, nomeados Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), e Instituto de História Contemporânea (IHC).

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