17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Vila Viçosa tem perdido população nos últimos 30 anos e este é um problema que temos de resolver”, diz José Ramalho, Diretor Regional da Segurança Social (c/ som)

Tal como a Rádio Campanário já lhe foi noticiando, ao longo do dia, o número de camas em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas é algo que está na mira de autarcas e decisores políticos e que tem gerado grande preocupação. À margem da visita do presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) ao concelho de Vila Viçosa, a Rádio Campanário falou com José Ramalho, Diretor do Centro Distrital de Évora da Segurança Social.

Aos microfones da Campanário, o representante distrital da Segurança Social referiu que a taxa de cobertura de camas disponíveis para idosos em Vila Viçosa é inferior à média do distrito, sendo, por isso, “um assunto que nos preocupa“. José Ramalho deu conta de que sabe que as duas candidaturas que o município fez no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foram indeferidas, no entanto, como o processo de avaliação não passa pelas estruturas regionais, desconhece os motivos que estiveram na base do indeferimento. Apesar do indeferimento, José Ramalho frisa que os projetos candidatados já estão, agora, amadurecidos e que, em novos avisos, podem ser candidatados de imediato.

José Ramalho reconhece que o concelho de Vila Viçosa tem “tem perdido imensa população nos últimos 30 anos“, mas reforça que este não é um problema de hoje nem especificamente desta vila alentejana, mas de todo o Alentejo e aponta que é “um problema que temos de resolver.

Recorde-se também de, que hoje, entrou em vigor a gratuitidade das creches para as crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021 (inclusive) que frequentem creches do setor social e solidário (independentemente da sala que venham a frequentar). Para José Ramalho, esta é uma medida que promove a “conciliação familiar” e que se escreve uma “página histórica no nosso país”, concluiu.

Populares