Daniel Jamba é o mais recente Padre a exercer funções na paróquia de Alandroal, no distrito de Évora. Hoje, pela manhã, celebrou-se um dos momentos altos das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição com a passagem da imagem da padroeira pelas ruas da vila. A Rádio Campanário esteve presente neste momento religioso e conheceu o Padre Daniel que confessou gostar da “alegria dos alandroenses“.
O Padre Daniel Jamba está há pouco tempo em Alandroal, depois de ter estado oito meses à frente dos destinos das paróquias de Oriola e Santana, no concelho de Portel. Daniel Jamba começou por ajudar o Padre Marcelino, em Alandroal, e foi nesta vila raiana que acabou por ficar.
Em declarações à Rádio Campanário, o Padre Daniel confessou que a sua missão é trabalhar para bem da comunidade, num sentimento que considera deve unir o reverendo e os fiéis. Este ano, foi a primeira vez que o Padre presidiu à celebração da Procissão em Honra de Nossa Senhora da Conceição e revelou que foi um momento de aprendizagem em que esteve muito “atento” a todos os aspetos “para que no próximo ano possa fazer como realmente se faz.“
Sobre o momento de festa que se vive em Alandroal, o Padre Daniel não tem dúvidas de que estas tradições não se devem perder, uma vez que “quando se perde este aspeto cultural perde-se muito da nossa alma alentejana.” “Vamos fazer com que tudo concorra para preservarmos as nossas tradições que são motivos de alegria para as nossas comunidade“, acrescentou.
Já concretamente sobre a fé e sobre a devoção, o Padre Daniel afirma “que a fé existe“, no entanto, afiança “que algumas pessoas deixaram de rezar” e, por isso, neste dia em particular dirigiu orações a Nossa Senhora da Conceição para que aqueles que “abandonaram” a fé a possam recuperar.