A Biblioteca Municipal Dr. António Garção assinala, este ano, 30 anos de serviço público na promoção do livro e da leitura. Inaugurada a 19 de setembro de 1992, tem sido parceira e testemunha do desenvolvimento sociocultural da comunidade onde se insere.
Foi uma das primeiras bibliotecas municipais a abrir portas em todo o país e teve, para muitos, uma importância central no acesso à informação, ao conhecimento e à cultura.
É intenção deste município que, como instituição cultural que é, continue a desempenhar um papel central na vida da sua comunidade e das gerações vindouras, acompanhando a missão das bibliotecas nos tempos que correm, abrangendo outras formas de promoção da cultura, de bem-estar social e de serviço público, para além da promoção do livro e da leitura.
Por conseguinte, a equipa do Serviço da Biblioteca tem concretizado um calendário de atividades, que começou em fevereiro e se estende a dezembro, dirigido a públicos de todas as idades envolvendo assim a comunidade na celebração do seu 30º aniversário.
Em setembro, mês do aniversário, será dado destaque a diversas atividades. No primeiro dia, o Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, fará a abertura das comemorações com a inauguração da exposição “Voltar aos passos que foram dados: José Saramago 1922-2022” e da 1.ª Feira do Livro Social, que pretende aliar a solidariedade à leitura e cultura. No dia 21 serão premiados os leitores da Biblioteca que mais livros requisitaram e, de 20 a 23, haverá “Contos por todos os Cantos”.
Os contadores de histórias vão animar as noites com uma história em cada freguesia. No último dia, o público escolar vai ter a oportunidade de assistir à peça de teatro “Literaturinha: Alice no jardim”.