Foi ontem divulgado, numa sessão online moderada por Ana Paula Laborinho, Diretora da Direção Geral de Bilinguismo e Difusão da Língua Portuguesa, da Organização de Estados Ibero-americanos, o resultado dos ateliês poéticos realizados com alunos do ensino secundário. Portugal recebeu quatro poetas diferentes em quatro instituições de ensino. Pode ser visto aqui.
Valentina Lara Suarez, de nacionalidade colombiana fez a sua residência poética com um grupo de alunos do ensino secundário do Agrupamento Escolar Gabriel Pereira e que revela que “esta experiência foi muito interessante. O intercâmbio linguístico, no início, apresentava-se como um desafio. Mas com o desenvolvimento dos exercícios, demo-nos conta de que era um valor em si mesmo”.
Estes dois poemas resultaram dessa experiência a que chamou “Poetry News” já que partiam da análise do teor de uma notícia partilhada através do chat com os alunos. Resultaram diversos poemas, alguns em cocriação pelo grupo de alunos desta instituição de ensino. O meio virtual passa assim a ser parte da própria mensagem, incorporando a internet, os ecrãs e o “chat” na criação artística.
Residências poéticas de autores estrangeiros de língua espanhola, realizadas durante a pandemia em escolas portuguesas, e de poetas de língua portuguesa (Portugal, Angola, Brasil) em países de língua espanhola resultam em vídeo que traduz o intercâmbio entre os dois idiomas e as diversas formas que a poesia pode assumir num desafio emotivo