José Francisco Veiga da A.XAT Montemor-o-Novo sagrou-se vice-campeão Nacional Absoluto de Xadrez!
À entrada para a nona e última jornada, André Sousa, que conquistou o título de campeão nacional, tinha 5,5 pontos e meio ponto de vantagem sobre José Francisco Veiga. Ambos jogavam de pretas, com adversários coreáceos, respetivamente os mestres FIDE José Guilherme Santos (GX Alekhine) e Pedro Rego (A.XAT Montemor-o-Novo). André Sousa falhou por duas vezes uma oportunidade de vitória e ainda teve trabalho para garantir o empate, mas beneficiou do empate no duelo entre Veiga e Rego para se sagrar tetracampeão.
Para se aquilatar da emoção vivida nesta ronda, é de lembrar que ambas as partidas terminaram particamente em simultâneo, após 4.45 horas de jogo. Para Pedro Rego, o empate com o companheiro de equipa valeu-lhe a terceira posição final, com os mesmos 4,5 pontos do que o grande mestre António Fernandes, mas com um melhor desempate.
O título de André Sousa é mais um lance vitorioso do jogador da EP Gaia neste incrível mês de setembro, no qual conseguiu a primeira norma de grande mestre, no Maia Chess Open, a vitória no Portugal Open/Cidade de Lisboa e agora mais uma coroa nacional.
A final do Nacional Absoluto foi um dos dez torneios organizados pela FPX no Estádio Municipal de Leiria, no âmbito do evento “Leiria Cidade Europeia do Desporto”.
Fonte/Foto: Federação Portuguesa de Xadrez