No fim do mês de agosto de 2022, estavam registados, nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas, 282 847 indivíduos desempregados, número que representa 63,3% de um total de 446 859 pedidos de emprego. O total de desempregados registados no País foi inferior ao verificado no mesmo mês de 2021 (-85 557 ; -23,2%) e, em sentido contrário, face ao mês anterior(+5 381 ; +1,9%).
Tal como a Rádio Campanário já tinha noticiado, a informação divulgada pelo IEFP dá conta que , a nível regional, no mês de agosto de 2022, o desemprego registado no País, em termos homólogos, diminuiu em todas as regiões, com destaque para as regiões do Algarve (-50,3%) e da região autónoma da Madeira (-40,8%). Já em relação ao mês anterior, as regiões dividiram-se entre decréscimos- Açores, Madeira, Algarve e Lisboa e Vale do Tejo- e acréscimos- Centro, Norte e Alentejo no desemprego, sendo a maior variação positiva na região Centro (+4,6%)
Assim, no fim do mês de agosto, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) contava com mais desempregados inscritos sendo a região Norte a que apresenta uma maior subida, com 3% de crescimento face aos dados de há um ano atrás conforme refere o Jornal de Notícias .
O Alentejo também apresenta um crescimento no número de desempregados face ao período entre Junho e Agosto, apresentando um crescimento de 2%.
Na comparação com o mês anterior, o desemprego registado diminuiu em quatro regiões (Açores, Madeira, Algarve e Lisboa e Vale do Tejo), tendo aumentado em três (Centro, Norte e Alentejo), com o Centro a registar a maior variação positiva (+4,6%).
Fonte: IEFP/JN