14.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Amélia Mendonza a Bailarina Espanhola que “ensinou” o Alentejo a amar a dança!

 

Há 40 anos que Amélia Mendonza ensina a amar a dança em Montemor-o-Novo. Antiga bailarina profissional, espanhola de nascimento, de sotaque bem característico, Amélia Mendonza é sinónimo de Escola de Ballet.

Fundada em 1979, a Escola de Ballet Câmara Municipal de Montemor-o-Novo proporciona a prática do ballet a crianças a partir dos 4 anos de idade.​

A história da Escola de Ballet da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo começa em 1979, quando a Dr.ª Noémia Vaz Velho teve conhecimento de que em Évora havia uma Escola de Ballet e depois de falar com a Professora Amélia Mendoza, de nacionalidade espanhola, e esta aceitar o convite, nem tudo foi fácil.

O atelier foi instalado no Salão Nobre do Cineteatro Curvo Semedo onde o primeiro espetáculo teve 30 alunos em palco e, no ano seguinte, já eram 130 alunos. 

O objetivo inicial da Escola ainda hoje se mantém: facultar à população a oportunidade de tomar contacto com uma arte elitista, tanto do ponto de vista económico como corporal e, sobretudo, muito disciplinada.

Amélia Mendonza fala do seu amor à dança, à musica , a Montemor-o-Novo e ao Alentejo numa entrevista intimista onde se dá a conhecer. 

Numa entrevista à TSF fala  da paixão pelo Alentejo, da beleza dos campos em que as espigas parecem dançar, ensaiadas pela brisa.

Oiça a entrevista completa em TSF Notícias

Fonte: TSF $Município de Montemor-o-Novo

Populares