Na semana de 17 a 23 de outubro prevê-se tempo em geral mais chuvoso e quente (até 6°C, em média) relativamente ao habitual para a época do ano, em praticamente todo o território continental.
De acordo com as previsões agora adiantadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a anomalia negativa da precipitação total é mais elevada nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e nas terras altas do Norte e Centro e a anomalia positiva da temperatura média é mais elevada nas regiões do interior.
No início da semana, adianta o IPMA, o território continental estará sob a influência de uma corrente de sul, associada à circulação induzida por uma vasta região depressionária entre as Ilhas Britânicas, o arquipélago dos Açores e a Península Ibérica. Espera-se a ocorrência de precipitação, que poderá ser persistente e/ou pontualmente forte nas regiões mais a norte. Associado a este fluxo do quadrante sul, espera-se também a intensificação do vento, em especial nas terras altas e no litoral oeste.
Ao longo da semana, o cenário mais provável será a ocorrência de precipitação, em especial nas regiões do Norte e Centro.
Relativamente à temperatura do ar, prevêem-se pequenas variações ao longo da semana.
No entanto, a temperatura máxima não deverá ultrapassar 32°C (nas regiões do Alentejo, vale do Tejo, Sado e Guadiana) e a mínima poderá ainda alcançar 18°C (em alguns locais do litoral e nas regiões a sul do vale do Tejo).
Fonte: IPMA