Em todo o território nacional, decorre a Operação “Censos Sénior 2022”, no âmbito do Policiamento Comunitário, que visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa.
Os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, vão priorizar e privilegiar durante o período desta Operação, um conjunto de ações e patrulhas, contanto com a colaboração de parceiros nacionais e locais de âmbito social e de saúde, junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas. O objetivo visa reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.
Nas suas redes Sociais a GNR voltou hoje a sensibilizar para este tema utilizando para tal um velho ditado “Velhos são os trapos” acrescentrando nesta mesma publicação “nós acreditamos que é nos idosos que reside a experiência e a sabedoria.
Esta forma de segurança deixa ainda o conselho: “Lembre-se, cuide de quem cuidou de si!”
Recorde-se que na edição de 2021 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 44.484 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança.
Fonte: Guarda Nacional Republicana