O Centro Histórico de Évora, distinguido como Património Mundial pela UNESCO, será palco do Évora Clássicos, um encontro informal de carros clássicos e desportivos aberto também aos motociclos.
O evento terá lugar na Praça 1º de Maio, junto ao Mercado Municipal, entre as 10h e as 13h, no próximo dia 30 de outubro.
Este é um evento mensal que agora ganha um novo espaço após o desafio lançado pela União das Freguesias de Évora, que convida os eborenses a disfrutarem do Centro Histórico de Évora juntando a contemplação deste património automobilístico ao vasto património arquitetónico existente.
De acordo com Francisco Branco de Brito, presidente da União das Freguesias de Évora “este evento é uma oportunidade quer para os proprietários de clássicos e desportivos, quer para os eborenses em geral.
Por um lado, os proprietários de clássicos têm a oportunidade de ter os seus veículos expostos num espaço nobre da nossa cidade, que faz realçar o caráter patrimonial destas máquinas, por outro lado, os eborenses têm a oportunidade de ver verdadeiras relíquias que muito raramente circulam pelas ruas da cidade”. O autarca reforça ainda que “estão todos convidados a participar, quer para trazerem os seus clássicos e desportivos, quer para visitar.
A participação é gratuita para todos”. Esperam-se várias dezenas de veículos na manhã do próximo domingo a circular pela cidade de Évora até ao lugar do evento.
Esta é mais uma iniciativa da União das Freguesias de Évora (Junta de Freguesia do Centro Histórico de Évora) que pretende dinamizar esta zona emblemática da cidade e, que incorpora a estratégia do atual executivo da UFE de realizar mais eventos no espaço público do Centro Histórico, abertos a todos os cidadãos.