O Horse Economic Forum é a maior iniciativa realizada em Portugal sobre a Economia do Cavalo e vai, pela primeira vez, avaliar o impacto económico deste setor.
Com apresentação marcada para esta sexta-feira, em Lisboa, o Horse Economic Forum é promovido pelo Município de Alter do Chão, que assume o papel de dinamizador da cooperação entre os vários agentes da economia do cavalo.
Além do Annual Report – Estudo do Impacto da Economia do Cavalo – que será divulgado em 2023 – o Horse Economic Forum lançará também o Horse Business Ideias, o primeiro concurso de ideias de negócio centrado na Economia do Cavalo.
Paralelamente, o Horse Economic Forum está já a promover a Alter Agenda, uma plataforma para facilitar negócios equestres, divulgar oportunidades de emprego e partilhar conhecimento a nível global sobre o setor.
“O Horse Economic Forum é fundamental para o desenvolvimento e atração de investimento para Alter do Chão. Uma das nossas missões é colocar Portugal num lugar de destaque ao nível do impacto e inovação no setor equestre, de modo a que se torne uma referência incontornável no contexto europeu”, afirma o presidente do Município de Alter do Chão, Francisco Miranda.
O Horse Economic Forum envolve áreas tão diversificadas como Educação, Saúde, Turismo e Desporto e quer promover o debate de matérias como a digitalização da Economia do Cavalo, a introdução de inteligência artificial no setor, a inovação em novos materiais e bem-estar animal, a investigação e desenvolvimento em genética e saúde animal, novas formas de suplementação alimentar e o tratamento estruturado de dados e informação de dispositivos desportivos.
Para abril do próximo ano, está agendado um evento, em Alter do Chão, que promete juntar especialistas e stakeholders nacionais e internacionais do mundo equestre.
Alter do Chão possui vários recursos endógenos ligados ao Cavalo. É aí que está instalada a Coudelaria de Alter, a mais antiga do país e há mais tempo em funcionamento ininterrupto na sua localização original. Alter é, ainda, a terra natal da raça Alter Real e possui várias infraestruturas turísticas e desportivas e equestres, tais como o Laboratório de Genética Molecular, responsável pelo desenvolvimento do Banco Nacional de ADN de Equinos.