No próximo Sábado, 5 de Novembro, é Dia Mundial do Cinema e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo vai celebrá-lo com a projecção do filme «E a Vida Continua» (Zendegi va digar hich, 1992, 95′) de Abbas Kiarostami, às 21h30.
O filme será comentado pelo Arquitecto Luís Ferro em conversa com o Fotógrafo António Cunha (a confirmar). Esta película prolonga alguns temas e ideias do filme exibido no ano passado no Museu (Polifonias, de Pierre-Marie Goulet). Há uma ligação, uma afinidade, no olhar de Abbas Kiarostami e António Cunha (co-realizador e fotógrafo de Polifonias), um cineasta iraniano e um fotógrafo português, que conheciam e admiravam o trabalho um do outro sem, contudo, se conhecerem pessoalmente.
A Poeta Margarida Morgado completa nesta semana 90 anos. A próxima sessão da «Poesia no Claustro» no Domingo, dia 6 de Novembro, às 15h30, é-lhe dedicada e fruto das «Claustrofilias». Nas palavras de António Cândido Franco, redigidas em 2016, «A obra publicada de Margarida Morgado é rara. O seu universo poético conhecido concentra-se apenas em dois ou três livros, todos eles dados a lume, em idade muito avançada, por iniciativa de amigos». Como lerá no cartaz, a sua Poesia será dita por um conjunto de leitores-amigos. A apresentadora da Poeta será Jesuína Fraga Barcelos.