O regresso à Terra de um foguetão chinês, lançado a 31 de outubro, a partir de do Centro de Lançamento Espacial Wenchang em Hainan, está a dar alguns problemas, depois de se ter perdido o controlo sobre o mesmo, obrigando ao encerramento de parte do espaço aéreo da Península Ibérica, esta terça-feira.
De acordo com a informação avançada pelo notícias ao minuto, já esta sexta-feira, esta situação levou ao encerramento do espaço aéreo de Espanhade segundo informação avançada numa publicação no Twitter.
A Proteção Civil espanhola, por sua vez, advertiu que os voos na Catalunha estão “totalmente” restringidos durante 40 minutos,
O foguetão foi lançado no dia 31 de outubro, tendo sobrevoado o espaço aéreo de Grécia e de Itália. Prevê-se que passará ainda por Portugal e pelo Oceano Atlântico, mas desconhece-se a localização ou momento de aterragem, diz o El Mundo.
O fragmento que está a alarmar as autoridades é parte de um grande objeto espacial chamado CZ-5B (2022-143B), que foi lançado a 31 de outubro . Embora o módulo do foguetão pese cerca de 20 toneladas, estima-se que a maior parte se desintegrará ao entrar na atmosfera.
Leia a notícia completa em Notícias ao Minuto
Foto: Fama TV