O Museu Militar de Elvas assinalou hoje o seu 13º aniversário, e a data foi comemorada com uma sessão solene nos claustros do Convento de São Domingos.tendo as atividades comemorativas sido presididas pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General José Nunes da Fonseca.
A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, tendo marcado também presença o Major-General Aníbal Flambo, diretor da Direção da História e Cultura Militar; o diretor do Museu Militar de Elvas, coronel Nuno Duarte; o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, e a presidente da Assembleia Municipal de Elvas, Dra. Graça Luna Pais. Marcaram também presença diversas entidades militares, incluindo do país vizinho, os comendadores Rui Nabeiro e António Cachola, e entidades civis.
O programa das atividades comemorativas integrou a Cerimónia Solene, uma passagem pelas salas mais significativas do Museu, tendo terminado com a assinatura do Livro de Honra do General CEME.
A partir de hoje, há também uma nova peça de artilharia antiaérea, restaurada pelos militares do museu, uma metralhadora quádrupla, que integrará a coleção de antiaéreas e que agora pode ser vista neste Museu.
De acordo com a informação avançada na página oficial do Município de Elvas, o diretor do Museu, na sua intervenção destacou a importância histórica da cidade de Elvas. O Coronel Nuno Duarte anunciou ainda que “pela importância que Elvas e os seus militares tiveram neste período da história, é nossa intenção criar uma nova temática dedicada à Batalha de Albuera, que muito dignificaria a cidade e o Museu Militar de Elvas”.
O Chefe do Estado-Maior do Exército salientou, refere a Autarquia, a importância histórica “desta fortaleza, cinco séculos de história” com uma forte “ligação do exército a Elvas”. “Se neste momento, não há uma presença militar efetiva de forças, há uma presença cultural através do Museu. Vamos preservar este lugar de memória, para nos lembrarmos de quem nos antecedeu e tão bem serviu Portugal”, referiu o general Nunes da Fonseca.
Nesta sessão fora, ainda entregues os prémios do concurso de fotografia inserido no programa comemorativo.
Fonte/Fotos: Município de Elvas / Exército Português