O Município de Vila Viçosa recebeu hoje, no Salão Nobre dos Paços do concelho, às 9:30, o prefeito de São Vicente (Brasil), Kayo Amado.
São Vicente foi a primeira vila a ser fundada no Brasil, no ano de 1532, pelo nosso conterrâneo Fidalgo Martim Afonso de Sousa, e prepara neste momento a sua candidatura a Património Mundial da UNESCO. O momento, portanto, não podia ser mais oportuno para estabelecer contacto e estreitar laços.
O Presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, recebeu o prefeito, Kayo Amado, numa cerimónia na qual se discutiu o passado histórico que une São Vicente a Vila Viçosa, bem como o potencial a nível cultural e comercial resultante desta união.
Em resposta à Rádio Campanário, Kayo Amado explica a importância desta geminação dizendo que “é algo bastante especial. É a terra onde nasceu o nosso fundador. São Vicente vai ser a primeira cidade do Brasil a completar 500 anos e essa proximidade com Vila Viçosa vai ser um grande impulso para desenvolver a nossa cidade, aprimorar o nosso património.” O prefeito acrescentou ainda que “temos uma sério de patrimónios históricos que remetem a Portugal, que remetem à história que a gente quer construir em conjunto com Vila Viçosa (e levar essas) melhorias para lá”.
O Presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, acrescentou ainda aos microfones da Rádio Campanário que “é importante estabelecer estes laços. Vila Viçosa e São Vicente estão ligados pela mão de um grande calipolense. São Vicente tem 400 mil habitantes e São Paulo que é mesmo ao lado tem 10 milhões de habitantes. Esperamos dar a conhecer Vila Viçosa. Podemos incrementar relações comerciais ao nível do vinho, dos azeites, e também ao nível do mármore” sublinhando para além da afinidade histórica, as possibilidades comerciais para o comércio alentejano que podem resultar deste contacto.