15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Vamos investir mais de 62 M€ no âmbito da estratégia de habitação e intervir em 418 fogos” diz Pres. Da Cm de Elvas

Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, apresentou, esta segunda-feira, a Estratégia Local de Habitação. Devolver a dignidade à habitação da população de etnia cigana do bairro das Pias é uma das prioridades, revelou na sessão que contou com a presença de Marina Gonçalves, secretária de Estado da Habitação.

No campo da intervenção nos bairros sociais, que será feita ao abrigo do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, estão em causa 145 fogos nos bairros das Pias, e também em Santa Eulália e Barbacena.

Este edificado “está a necessitar que se cumpra a estratégia de eficiência energética, e por isso vai haver um investimento muito grande”, assegurou, a fim de “recuperar estes prédios sem que as pessoas sejam deslocadas da sua habitação.”

“Cobertura, paredes exteriores, caixilharias, portas”, enumerou, serão alvo de intervenção “para se cumprir aquilo a que a lei obriga, a nível de eficiência energética”, num “investimento na ordem dos quatro milhões de euros” para devolver a “dignidade” àquelas casas.

Entre os 418 fogos que terão investimento da autarquia contam-se 179 nos “centros históricos” de Elvas e das respetivas aldeias. “No centro histórico de Elvas temos 460 fogos a necessitar de intervenção numa cidade classificada como Património da Humanidade”, lamentou Rondão Almeida.

O plano já está em execução: há 87 casas compradas “já com escritura feita” e 40 “por escriturar”, o que traduz um investimento de “1.675 mil euros”.

Rondão Almeida aproveitou a presença de Marina Gonçalves, Secretária de Estado da Habitação, para ajudar a desbloquear a entrega à CM Elvas de antigas casas de função no Caia, Vila Fernão, bairro de S. Pedro e na Avenida da Piedade que estão na bolsa de habitação do IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana) à espera de luz verde. Logo que sejam entregues à autarquia serão integradas no programa 1º Direito, garantiu.

 

A Estratégia Local de habitação do Município de Elvas traduz-se num investimento de 62.509.393,21€ e abrange a intervenção em 418 fogos.

Populares