No âmbito da 2ª fase de construção do novo Plano de Desenvolvimento Social de Évora, o Conselho Local de Ação Social (CLASE) aprovou, em reunião extraordinária, o Diagnóstico Social do concelho para, em seguida, começar a trabalhar em grupo no processo de planeamento estratégico orientador do caminho social a percorrer nos anos vindouros.
Os conselheiros formaram 4 grupos tendo por base as áreas identificadas como prioritárias no Diagnóstico Social do Concelho, instrumento que traça o perfil social do território, assinalando dinâmicas sociais, identificando as problemáticas centrais, os recursos e as sinergias locais. Esta apresentação decorreu no início da reunião, moderada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Varela, tendo o documento sido aprovado com 28 votos a favor e duas abstenções.
As áreas alvo deste trabalho entre as entidades que compõem o CLASE abrangem as seguintes temáticas: fixação de população; reforço e capacitação do 3º Setor; saúde e crianças e jovens. Em Janeiro, será devolvida a informação tratada para que os conselheiros possam dispor de nova oportunidade para dar contributos em todas as áreas identificadas, permitindo ainda outro momento para que as organizações do CLASE, que não puderam participar no workshop, se possam pronunciar.
Refira-se que o Diagnóstico e o Plano de Desenvolvimento Social são complementares, pois é com base na informação contida no Diagnóstico que se define o referido Plano, o qual fixa objetivos, define estratégias de intervenção e determina metas a alcançar, visando o desenvolvimento social integrado da comunidade local.
Informação e foto – CM Évora