Os grous são aves de grande porte, geralmente com plumagem em tons de cinzento, branco e castanho. As penas secundárias das asas são muito longas e viradas para baixo, uma característica do grupo. Algumas espécies apresentam plumas ornamentais na região da cabeça. O bico é comprido e direito, o pescoço é longo bem como as patas. Os quatro dedos são curtos, estando o quarto elevado em relação aos outros.
São Fiéis alentejanos de outono / inverno e todos os anos bandos de grous chegam a Portugal, sobretudo vindos da Escandinávia.
A maioria escolhe o interior alentejano para estadia, em searas, pastagens, charcos ou lagoas. De acordo com o ICNF, a sua população teve um declínio acentuado, muito devido a mudanças de uso do solo.
Os grous são aves gregárias, que comunicam entre si através de vocalizações ruidosas. São migratórias e voam sempre com o pescoço estendido. Na época de reprodução constroem um ninho feito de lama e vegetação em regiões pantanosas, onde colocam dois ovos. Os juvenis recebem a atenção de ambos os progenitores.
Fonte: ICNF/Wikipedia