O curso de Operador Agrícola Especializado é o primeiro no setor da agricultura promovido pelo IEFP, em colaboração com a Sogrape, Aveleda, Esporão, Sovena, Symington Family Estates e The Fladgate Partnership. Estas empresas irão também acolher os formandos na componente de formação prática proporcionando condições de aprendizagem em contexto real.
A turma conta com 15 formandos, selecionados de entre 27 candidatos.
De acordo com a informação avançada na página oficial do IEFP, o curso, a decorrer na Herdade das Glicínias pertencente ao Serviço de Formação Profissional de Évora do IEFP, é uma oportunidade de aquisição e desenvolvimento de competências e certificações de valor no setor agrícola, incluindo a certificação de aplicação de produtos fitofarmacêuticos (APF) e de condução e operação com trator agrícola (COTS).
Os candidatos selecionados, após a conclusão da formação, têm apoio da rede PRO_MOV para encontrarem emprego.
O PRO_MOV é composto por seis laboratórios (Digital, Saúde, Comércio, Indústria, Energias Verdes e Agricultura) cada um liderado por uma empresa que, em articulação com outras do setor e o IEFP, desenham os percursos formativos baseados nas necessidades de qualificação. São as empresas o motor do processo, competindo ao IEFP implementar as ações de formação, cumprindo a sua missão de prestador de serviço público às entidades empregadoras e às pessoas em situação de desemprego, destinatários destes cursos.
O Laboratório de Agricultura é liderado pela Sogrape.