18.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

DGArtes : Lendias d’Encantar sem apoio ainda que tenham mais que 70% de pontuação!

Tribuna Alentejo

A Direção-Geral das Artes (DGArtes) comunicou às entidades admitidas a concurso o projeto de decisão do concurso do Programa de Apoio Sustentado 2023/2026 na área do Teatro – Criação. Ficam, assim, conhecidos os resultados provisórios dos seis concursos do Programa de Apoio Sustentado 2023/2026, que se encontram na fase de audiência dos interessados.

Na modalidade Quadrienal, das 55 candidaturas admitidas a concurso, 48 (89% das candidaturas com avaliação positiva) estão propostas para serem apoiadas enquanto na modalidade trienal, das 58 candidaturas admitidas a concurso, 23 (55% das candidaturas com avaliação positiva) estão propostas para serem apoiadas, correspondendo a um montante de financiamento global, para o biénio 2023/2024, de 6 milhões de euros registando-se um aumento (da ordem dos 6%) face ao ciclo anterior (2020/2021), cujo montante foi de 5,6 milhões de euros.

Entre as sete não propostas estão a Lendias d’Encantar, que conseguiu uma pontuação final de 75,21%, menos três décimas que a última entidade proposta para apoio, conforme avança o Atual.

A companhia vai apresentar contestação da decisão em audiência de interessados, adianta a mesma fonte, por considerar que a análise efetuada à sua candidatura foi “defeituosa”.

Neste novo ciclo de apoio, com uma dotação global de 148 milhões de euros (mais 79 milhões de euros do que no ciclo anterior), as entidades irão receber o valor integral correspondente ao patamar financeiro a que se candidataram, o que viabilizará o cumprimento do projeto artístico na sua plenitude.

Entre os objetivos do Programa de Apoio Sustentado, conta-se a consolidação das estruturas artísticas e a correção de assimetrias territoriais – garantindo-se o financiamento de um número mínimo de entidades em cada uma das regiões (NUTS II) do país – enquanto medida de promoção da democratização do acesso à cultura. Ressalva-se que os dados elencados de seguida são preliminares, considerando o período de audiência dos interessados em curso.

Na área artística do Teatro, estão propostas para serem apoiadas 71 entidades (70% das candidaturas admitidas a concurso e com avaliação positiva – pontuação final igual ou superior a 60%), 48 na modalidade quadrienal e 23 na modalidade bienal.

Leia a notícia completa em OAtual

Populares