A galeria de exposições da Escola Secundária Públia Hortência de Castro abriu hoje portas, pelas 10 horas, para a inauguração da mostra “Um percurso pedagógico através do património local”, que resultou da colaboração entre o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e Museu-Biblioteca da Casa de Bragança.
A Rádio Campanário acompanhou o momento e falou com Maria de Jesus, docente e responsável pelo projeto, que ressalvou a importância de aproximar os alunos do património calipolense, numa busca por um ensino mais completo e interessante. A responsável falou ainda do sucesso na iniciativa uma vez que, mesmo fora do horário escolar, os discentes mostram o interesse nas atividades.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/exp%20esc%20pat_6junho.MP3{/saudioplayer}
Tiago Salgueiro, representante do Museu-biblioteca da Casa de Bragança, também marcou presença na inauguração e falou da importância das atividades, que se têm revelado uma mais-valia para o espaço museológico.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/exp%20esc%20pat%20tiago_6junho.MP3{/saudioplayer}
Os contactos entre os dois organismos tiveram começo ainda no ano letivo de 2009/2010, de onde resultou a elaboração de diversas atividades vocacionadas para a comunidade escolar. Face ao interesse demonstrado pelos alunos, foi elaborada uma proposta de projeto pedagógico entre as duas entidades, que culminaria na inserção de atividades no Plano Anual de Atividades do Agrupamento sob o tema “Criatividade, Inovação e Cidadania”.