O Município de Aljustrel decidiu diminuir o número de iluminações de Natal e doará o valor da poupança, equivalente aos valores gastos em anos anteriores, à Associação Os Rafeiritos do Alentejo, nomeadamente para a construção de um canil/gatil.
A Câmara de Aljustrel irá, assim, seguir as recomendações do Governo, dando cumprimento ao Plano de Poupança de Energia, mas aplicando a verba numa causa solidária. Trata-se de uma “prenda” de Natal que será oferecida em nome de toda a população do Concelho de Aljustrel.
Serão investidos pelo Município de Aljustrel em contratação de iluminação de Natal, no total, cerca de 13 mil e 500 euros, sendo que se prevê que o valor da poupança, comparativamente a anos anteriores, ronde os 7 mil e 500 euros, que serão entregues na totalidade a esta associação sem fins lucrativos.
A Associação Os Rafeiritos do Alentejo dá uma resposta muito importante e necessária, uma vez que é a responsável pela recolha da maioria dos animais abandonados do Concelho de Aljustrel.
Entende a câmara municipal que esta associação presta um serviço público a toda a comunidade, dedicando-se à proteção de animais domésticos, e que, neste momento, atravessa uma fase difícil, uma vez que terá de sair do local em que se encontra alojada, daí a urgência e a importância da construção de um novo canil/gatil.
A autarquia considera também que deve de adotar medidas para reduzir os consumos energéticos, em tempo de guerra, escalda da inflação e crise energética.
Para além da iluminação de Natal ganhar um cariz solidário, irá ainda a autarquia reduzir o tempo em que as luzes se encontram ligadas, seguindo o recomendado pelo Governo, ajustando o período de utilização para o horário entre as 18:00 e as 24:00 horas e optando por lâmpadas LED.