Integrado no evento Vitifrades, que hoje chega ao fim, na Vidigueira, foi ontem apresentada a Rede das Aldeias Vinhateiras de Portugal, um projeto que visa valorizar o mundo rural e impulsionar o turismo, e que conta já com cerca de 200 freguesias.
A rede em causa, integra aldeias e freguesias em territórios com tradição vitivinícola, olivícola e corticeira, pretende contribuir para a valorização do património, fomentar o desenvolvimento sustentável e impulsionar o turismo de forma integrada em todo o território nacional.
A apresentação inseriu-se na programação da iniciativa Vitifrades , que surgiu em 1998 na Freguesia de Vila de Frades, Concelho de Vidigueira com a intenção de promover, dignificar e valorizar um produto secularmente enraizado nas suas gentes: “O Vinho de Talha”.
desde a sua criação, a Vitifrades deu importantes passos no sentido do seu funcionamento como Associação de Desenvolvimento Local. O projeto , pioneiro, levou a que, em 2009, lançasse no mercado o Primeiro Vinho de Talha comercializado em Talhinhas de Barro de 0,75 l, que em boa hora serviu de estímulo para produtores do Alentejo que hoje vendem vinho desta forma.
Fonte/Foto: secretário-geral da AMVP/CVRA