Decorreu esta quinta-feira, em Vila Viçosa, um workshop sobre os Caminhos de Santiago no Alentejo. O evento, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, decorreu na Pousada Convento de Vila Viçosa, contando com a apresentação de temas como O Caminho Transfronteiriço, a Estruturação do Caminho, a Rede de Apoio e Albergues ou a Experiência de Um Peregrino.
Inácio Esperança, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, destacou a importância do workshop, afirmando que este projeto “pode trazer turismo à região, sendo ainda importante para estabelecer parcerias com a Entidade Regional de Turismo e com outros municípios”.
Já Vítor Fernandez Silva, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, salientou que estes eventos servem para “manter a chama dos caminhos acesa”. “Nós estruturámos estes caminhos, mas agora é preciso dar vida ao projeto, para que os caminhos não fiquem marcados, sem serem utilizados por peregrinos”.
O responsável pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo confirmou ainda que “há mais caminhos para estruturar, sendo que gostaria de fazer a ligação da via de La Plata a Badajoz, uma vez que Badajoz já está ligado a Borba e Vila Viçosa”.
Além de Vila Viçosa, também Portalegre, Borba, Elvas e Estremoz foram escolhidos como palco para workshops sobre os Caminhos de Santiago no Alentejo.
{gallery}Workshop caminhos{/gallery}