Faz hoje um ano que as Festas do Povo Hoje, dia 15 de dezembro, celebra-se o primeiro aniversário da classificação das Festas do Povo como Património Cultural Imaterial da UNESCO.
Cumpre-se hoje um ano do momento em que as Festas do Povo de Campo Maior foram declaradas Património Cultural Imaterial pela UNESCO.
A 16.ª reunião do Comité do Património Mundial deste organismo internacional decorreu em Paris (França) onde foi decidido que as Festas do Povo de Campo Maior fossem classificadas pela UNESCO
Esta é uma tradição secular e realizadas pela última vez em 2015, estas festas tradicionais, que só se realizam quando o povo quer, apresentam dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico, decoradas com milhares de flores de papel, feitas voluntariamente pela população.
Promovidos pela AFCM, os festejos são reconhecidos internacionalmente pela sua originalidade e cariz popular, com os habitantes a prepararem a ornamentação das ruas durante meses a fio.
Esta tradição, identitária de Campo Maior, tem vindo a ser transmitida de geração em geração, oralmente e de forma informal, com os mais velhos a ensinarem aos mais novos os ‘segredos’ da elaboração das flores que ornamentam os espaços públicos da vila.
Transformar o papel em flores e fazer de Campo Maior um dos maiores e mais belos jardins do mundo, é um feito só possível graças às mãos habilidosas dos milhares de Campomaiorenses que, edição após edição, fazem das Festas do Povo um evento que, desde há um ano, é também de toda a Humanidade.