Cerca de um milhar de crianças das escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho tocaram ronca na manhã desta sexta-feira, dia 16, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.
A iniciativa, organizada pela Associação Arkus e apoiada pelo Município de Elvas, pretende reavivar esta tradição secular no nosso concelho.
Tal como adianta a Autarquia na sua página oficial, as roncas, elaboradas pelos próprios petizes ao longo dos últimos meses, ouviram-se em uníssono, sob a batuta do grupo de Roncas d’Elvas. Houve ainda momentos de animação protagonizados pela Arkus e turmas de Desporto da Escola Secundária D. Sancho II.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, salientou a importância destas iniciativas para a preservação de legado dos nossos antepassados e deixou o repto de para o ano conseguir reunir mais de duas mil crianças neste projeto.
Para além disso, é também intenção do autarca elvense candidatar a património mundial imaterial esta tradição, tal como aconteceu com outras tradições pelo país.
O Município agradece a todos os professores, educadores, funcionários, diretores das escolas, membros da Associação Arkus, ao grupo Roncas d’Elvas, e a todos aqueles que contribuíram para o sucesso desta iniciativa, inserida na programação do Elvas Cidade Natal.
Presentes estiveram também a vice-presidente Anabela Cartas e os vereadores Cláudio Monteiro, Hermenegildo Rodrigues e Paula Calado.
A anteceder este momento, no hall de entrada do Coliseu, atuou a “Marchinha do Botequim”.
Veja as fotos
Fonte/Fotos: Município de Elvas