O Regimento de Cavalaria 3 (RC3) inaugurou, esta sexta-feira, uma Coleção Visitável que conta a história do Exército português e a sua passagem pela região.
O espaço museológico, instalado no Regimento de Cavalaria 3, surgiu de uma parceria entre o Exército e o Município, com o objetivo de preservar a história e a memória da unidade militar.
“É importante que não se apague a história do RC3”, afirmou José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, acrescentando que o espaço “permitirá dar a conhecer à sociedade civil o que é a vida militar e o próprio regimento”.
A cerimónia de descerrar da placa foi feita a meias entre José Sádio e o coronel Peralta Pimenta, que uma hora mais tarde terminava as suas funções enquanto comandante da unidade.
Para o coronel, “Foi um prazer comandar uma instituição com 315 anos, 147 dos quais em Estremoz, e poder colocar nas paredes essa história”.
Fazemos sempre um esforço para deixar algo mais do que aquilo que encontrámos”, referiu sobre a sua passagem pela cidade alentejana, mas depressa acrescentou que este espaço “não é do Regimento, não é do comandante, é de todos nós, desta cidade, desta região”.
{gallery}RC3 comando{/gallery}