O concelho de Vila Viçosa foi o local escolhido para ser desenvolvido o projeto designado “Santuário para elefantes.”
O projeto está a ser desenvolvido por Kate Mor, pertencente ao Fundo Internacional para a defesa dos Elefantes, e tem como objetivo criar um espaço para acolher elefantes, que virão de todas as partes do mundo, e de portugal, e que já não se encontram em condições para continuarem a estar presentes nos espetáculos circenses, ou seja , elefantes que se encontram em fim de vida.
Esta defensora dos Elefantes pretende que o espaço seja um espaço onde estes animais, vindos de qualquer parte do mundo, possam ali passar os seus últimos dias, em condições dignas, e usufruindo do campo alentejano.
Nste espaço vai ser criado um cemitério para enterrar estes animais quando vierem a morrer.
Para o desenvolvimento deste projeto foram adquiridas três propriedades, duas na freguesia de Pardais e uma que já fica no concelho de Alandroal.
As três propriedades, somam na totalidade, cerca de 200 hectares no concelho de Vila Viçosa e mais 200 hectares no concelho de Alandroal.
A informação foi esta noite avançada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila VIçosa, Inácio Esperança, na Quinta Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Vila Viçosa.