O concelho de Évora foi o local escolhido para a empresa INCOGNITWORLD 3, UNIPESSOAL LDA construir uma central solar fotovoltaica.
De acordo com o projeto disponível na página oficial da Agência Portuguesa do Ambiente, a referida central ficará localizada na freguesia de Nossa Senhora da Graça do Divor, e tem um investimento previsto de 144 milhões de euros, tendo sido celebrado um acordo entre a REN, S.A. e o promotor, que neste caso é de 15,140M€, já pago à REN, S.A.
A Central Solar Fotovoltaica de Divor possuirá uma potência instalada de 210 004,08 kWp e irá produzir anualmente em média 380 506 MWh/ano, contribuindo anualmente para a não emissão de cerca de 86 223 toneladas de CO2eq para a atmosfera, estimativa de emissões com base no mix energético para o setor da eletricidade.
Ao fim de 30 anos (assumindo perdas anuais de 0,5%), pode ler-se, estima-se que o Projeto contribuirá para que seja evitada a emissão de cerca de 2 407 609 toneladas de CO2eq para a atmosfera. Toda a energia elétrica gerada nesta Central Solar Fotovoltaica será integrada na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP), estando destinada integralmente para venda. O Proponente deste Projeto é a empresa IncognitWorld 3 Unipessoal, Lda.
Estima-se que a Central Solar Fotovoltaica de Divor seja construída em cerca de 14 meses e que tenha uma vida útil de 30 anos, findo o qual poderá ser desativada, ou requalificada.
Na fase de construção estimase que o número de trabalhadores, de entre os vários empreiteiros (construção civil, eletromecânica, equipa de transporte, montagem), Equipas de Fiscalização, Dono de Obra, seja de 400 trabalhadores. Na fase de exploração prevê-se que estejam afetos à exploração da Central Solar Fotovoltaica três a quatro postos de trabalho efetivos. Para estaleiro da Central Solar Fotovoltaica prevê-se que sejam ocupados 3 900 m2.
Veja o projeto completa em APA