A apresentadora Fátima Lopes esteve no Alentejo e foi visitar a Herdade do Freixo do Meio.
Fátima Lopes, numa publicação efetuadas nas suas redes sociais destacou que “há muito que queria visitar a Herdade do Freixo do Meio”
Para a apresentadora , a Herdade do Freixo do Meio é “uma herdade onde se trabalham os recursos do planeta de forma consciente, deixando a Natureza desempenhar livremente o seu papel” deixando a sugestão para que visitem a herdade.
A Herdade fica situada em Foros de Vale Figueira, no concelho de Montemor-o-Novo.
A Sociedade Agricola do Freixo do Meio, Lda, estrutura o trabalho de economia social desenvolvido na Herdade do Freixo do Meio há várias gerações, pretende essencialmente integrar e regular os diferentes usos deste Bem-comum. O objetivo principal é de gerir de forma eficiente e coletiva o Montado do Freixo do Meio, por forma a compatibilizar a melhoria permanente da relação com os recursos e a obtenção da abundância de bens e de serviços.
Para tal, a SAdFM, Lda, propriedade da família do agricultor Alfredo Cunhal Sendim, adotou uma fórmula baseada na gestão partilhada do espaço com outras projetos familiares. A instituição Mãe é responsável pela harmonia geral para além de ser responsável pelo Montado (pela Área Protegida) e pelo Monte do Freixo do Meio.
Os Projectos Autónomos estabelecidos desde 2009, contam hoje com o Mel da Família Abel, com o Pomar do Carlos e da Catarina, com os hortícolas e a transformação de carne da Maria, do Afonso e do João, com a agrofloresta do Mark, com a agrofloresta do Afonso, com o viveiro Healing Forest da Raquel, e com o Projecto de inovação tecnológica Ella Bocara.
Foto: Fátima Lopes