A Casa Museu Bento de Jesus Caraça, em Vila Viçosa, já está aberta a todos aqueles que tenham interesse em conhecer a vida e obra do ilustre calipolense que, nascido a 18 de Abril de 1901, se destacou como um dos grandes cientistas e humanistas do século passado.
O evento, que resultou da parceria entre a Câmara Municipal de Vila Viçosa, Fundação da Casa de Bragança e Fundação Mário Soares, decorreu no passado domingo, com começo pelas 11h30 nos Paços do Concelho, onde teve lugar uma sessão solene e atribuição, a título póstumo, da Medalha de Prata do Município de Vila Viçosa.
Luís Roma, edil calipolense, falou à Rádio Campanário da homenagem à individualidade, ao património humano local, que deverá ser ainda mais alavancado com o roteiro cultural que está a ser planeado para um futuro próximo. O autarca frisou que homens como Bento de Jesus Caraça devem ser olhados como um farol, a indicar o caminho para melhores dias.
{play}http://radiocampanario.com/sons/caraca%20roma_22julho.MP3{/play}
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da Fundação da Casa de Bragança, também marcou presença nas cerimónias, uma vez que a casa onde o homenageado nasceu pertence à Fundação que preside, contudo, adiantou, a gestão do novo espaço museológico fica agora a cargo do executivo camarário. Falando do calipolense, o responsável considerou-o como um caso único, pelo génio enquanto pedagogo, cientista, homem da cultura e lutador politico. O novo espaço em Vila Viçosa, frisou ainda, é apenas o primeiro passo, criando novas pontes para o diálogo.
{play}http://radiocampanario.com/sons/caraca%20marcelo_22julho.MP3{/play}
Alfredo Caldeira, administrador do arquivo e biblioteca da Fundação Mário Soares, falou a esta Estação Emissora, enaltecendo a celeridade da colaboração entre os três organismo envolvidos no projeto, que se assume como um local de memória de um dos grandes homens do século XX.
{play}http://radiocampanario.com/sons/caraca%20fund%20soares_22julho.MP3{/play}
João Caraça, filho do matemático, também não faltou às cerimónias e mostrou-se satisfeito com a homenagem, num dia feliz de encontro com o passado, de onde resultaram grandes benefícios para o presente.
{play}http://radiocampanario.com/sons/caraca_filho_22julho.MP3{/play}
Depois da cerimónia de homenagem, teve lugar a inauguração do Museu no Pátio das Chagas, pelas 12h30. As celebrações continuarem ainda durante a tarde quando, pelas 18 horas, o Pátio de Armas do Castelo de Vila Viçosa recebeu a população para o concerto de jazz conduzido pelo Quinteto Saxofonista Daniel Salomé Vieira.