O crime de furto de azeitona não pára de aumentar e a Guarda Nacional Republicana não tem “mãos a medir” para as inúmeras ocorrências que vão acontecendo um pouco por todo o Alentejo.
Apesar do reforço de patrulhamento efetuado pela GNR , os casos sucedem-se e de 2021 para 2022 este tipo de crime cresceu exponencialmente.
A Guarda Nacional Republicana patrulha os olivais existentes entre Elvas e Campo Maior, sensibiliza os exploradores agrícolas mas ainda assim continua a detetar este tipo de crime.
A Rádio Campanário contactou o Comando Distrital de Porrtalegre da GNR para apurar o resultado da campanha de 2022. De acordo os dados avançados à RC pelo Comandante de destacamento de Elvas da GNR, Capitão Jacob, na campanha d e2021 apenas tinha sido registado no distrito 1 crime desta natureza, tendo à data sido apreendidos cerca de 15 quilos de azeitona, operação que na altura não resultou em nenhuma detenção.
Na campanha de 2022, o distrito passou de 1 furto para 8 furtos desta natureza, onde foram apreendidas perto de 10 toneladas de azeitona- 9391 quilos.
Desrtas 8 ocorrências resultaram 6 detidos , um aumento significativo face a 2021.
E se o ano de 2023 está agora no início, só neste ano já foram registados dois furtos desta natureza, resultando em 5 detidos e 700 kg de azeitona apreendida.
A Guarda Nacional Reublica vai continuar a reforçar o patrulhamento e a sensibilizar a população e os exploradores agrícolas por forma a garantir a segurança de pessoas e bens.