Depois de um intenso ano de negociações, as Comissões de Coordenação de desenvolvimento regional viram os programas regionais do PT2030 aprovados pelos serviços da Comissão Europeia e um novo pacote de fundos europeus regionais para o próximo período de programação.
Dando continuidade ao atual Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo, a Região Alentejo vai contar com um novo Programa Regional – Alentejo 2030,com uma dotação de 1.104 milhões de euros.
A Rádio campanário falou com António Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo sobre como está o programa no início deste novo ano.
António Ceia da Silva começou por nos referir “vão surgir os primeiros avisos em breve e o programa, já aprovado, vai ser apresentado ao conselho da região no dia 17.”
O desejo do Presidente da CCDR Alentejo é que “comece a funcionar a uma velocidade que queremos que seja muito mais forte e muito mais rápida do que o Alentejo 2020.”
Desta forma, refere “evitamos chegar ao último ano e ter que andar a fazer monitorização mês a mês.”
Quanto ás expetativas, António Ceia da Silva sublinha “queremos que haja uma excelente taxa de execução no 2030 para que o Alentejo possa exigir mais verbas à Comissão Europeia e ao governo”