Grous mantêm o ritual e estão a chegar!
Vindo do Norte da Europa, de onde fogem da época mais fria, dirigem-se todos os Invernos para o Alentejo onde, para além de um clima mais ameno, encontram comida em abundância.
Os Grous mantém assim o seu ritual e estão a chegar ao Alqueva .
Voam em bandos, sendo muitas vezes confundidos com cegonhas. Estas aves podem atingir 1,50 m de altura e 2,50 m de envergadura de asa.
Muitos são provenientes de países escandinavos, e podem ser vistos às centenas nas zonas de Campo Maior, Mourão, Moura, Évora, Castro Verde e Mértola.
A espécie de ave (Grus grus) aprecia sobretudo áreas de montados pouco densos e planícies.
Nestes territórios é possível acompanhar o seu recolhimento, com vocalizações insistentes e voos de baixa altitude, para locais de pernoita.
Os grous são aves de grande porte, geralmente com plumagem em tons de cinzento, branco e castanho. As penas secundárias das asas são muito longas e viradas para baixo, uma característica do grupo. Algumas espécies apresentam plumas ornamentais na região da cabeça. O bico é comprido e direito, o pescoço é longo bem como as patas. Os quatro dedos são curtos, estando o quarto elevado em relação aos outros.
Foto: Manuel Cascalheira, zona de montado em Alvito