17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora:“Se com orçamento à pele já se faz tanto na investigação,com maior investimento mais se faria” diz Secretário-Geral do PCP(c/som e fotos)

O secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, esteve hoje no Alentejo e visitou o Laboratório das Energias Renováveis da Universidade de Évora, na qual a Rádio Campanário esteve presente.

Esta visita esteve integrada no Roteiro da Ciência e Tecnologia e a cidade de Évora foi o local escolhido para o arranque desta iniciativa que vai levar o novo secretário-geral do PCP pelo País fora.

Segundo declarações do Secretário-Geral do PCP, este roteiro, que agora se inicia “procura valorizar o papel da ciência e da tecnologia, não só no que diz respeito à investigação, ao conhecimento, ao saber mas também saber como é que esse conhecimento todo se aplica na vida de cada um e no projeto que temos para o País.”

A Evora Molten Salt Platform, o campus experimental na área de geração termoeléctrica solar, ontem inaugurado, parte de uma infraestrutura de investigação em Energia Solar de Concentração. A plataforma de sais fundidos da Universidade de Évora dedica-se a atividades de investigação para a utilização de sais fundidos na conversão térmica da radiação solar a alta temperatura.

Na visita a este campo solar , constituído por 36 coletores cilindro-parabólicos de grande dimensão, e que parte de uma infraestrutura de investigação em Energia Solar de Concentração, Paulo Raimundo destacou “ a investigação que ali se produz e a forma dedicada com que os investigadores a fazem”.

Esta plataforma de sais fundidos da Universidade de Évora dedica-se a atividades de investigação para a utilização de sais fundidos na conversão térmica da radiação solar a alta temperatura.

Na opinião do Secretário geral do Partido Comunista Português “precisamos de um investimento maior no que diz respeito a ciência e tecnologia, um investimento que permita investigar hoje para criar as condições para o dia de amanhã.”

Mais investigação, mais produção de investimento , mais descoberta de novas tecnologias para que esse conhecimento possa estar ao serviço do país” conclui o novo líder do PCP.

 

 

 

Populares