O auditório do Centro de Artes de Sines foi palco para a sessão de encerramento do projeto “Internacionalizar + Estações Náuticas do Alentejo”.
A vereadora Filipa Faria, responsável pela área do Turismo da Câmara Municipal de Sines, na sua intervenção, fez um balanço positivo da participação do Município neste projeto considerando que este projeto deve ser encarado numa perspetiva de médio prazo.
A vereadora realçou ainda a disponibilidade do Município de Sines para trabalhar conjuntamente com os parceiros do projeto sublinhando a importância de “trabalhar em rede quer seja em projetos de promoção internacional quer seja em atividades que permitam uma melhor estruturação do produto turístico e uma melhor interligação entre todos os atores envolvidos”.
“É um facto que ainda agora iniciámos este caminho, mas é certo que o turismo náutico pode constituir um importante motor de crescimento económico e social do Alentejo e do Pais, com capacidade real para aumentar a projeção internacional do nosso Alentejo”, disse ainda a vereadora da Câmara Municipal de Sines.
O projeto “Internacionalizar + Estações Náuticas do Alentejo” foi promovido pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e pelo Sines Tecnopolo, cofinanciado pelo programa Alentejo 2020 / Portugal 2020, com fundos FEDER / União Europeia, e teve a parceria dos Municípios de Alandroal, Avis, Moura, Odemira, Reguengos de Monsaraz e Sines, bem como o apoio da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e do Fórum Oceano.
O objetivo central do projeto visava potenciar o sucesso da internacionalização dos bens e serviços produzidos na região do Alentejo, tendo possibilitado, entre outras, ações de promoção das estações náuticas da região em países como a Dinamarca, a Suécia, o Reino Unido e Espanha.
A Estação Náutica de Sines (https://nautical.sines.pt) é constituída por uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes neste território. Inclui oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores.
Fponte/Foto: Município de Sines