17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Redondo. Morreu o arquiteto Fernando Batalha

O arquiteto Fernando Batalha, 104 anos, responsável pelo inventário do património arquitetónico de Angola após a independência, morreu ontem, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte da Academia Nacional de Belas Artes, de que era membro.

Nascido no Redondo, a 05 de maio de 1908, Fernando Batalha fez o curso de Arquitetura da Escola de Belas Artes de Lisboa, atual Faculdade de Arquitetura, especializando-se em Urbanismo, em Paris. Fixado em Angola em 1935, manteve-se em África até aos 83 anos, integrando gabinetes de arquitetura e urbanismo e expandindo a atividade à investigação nas áreas da etnografia, história e arqueologia.

Fernando Batalha fez os planos do pavilhão principal da Exposição-Feira de Angola, em 1938, concluiu o Palácio do Comércio e assinou o projeto original do Grande Hotel, em Luanda, cuja construção seria proibida pelo ministro das Colónias de então, Vieira Machado, pelas “linhas demasiado modernas” que se propunham.

A reconstrução do Palácio do Governo de Benguela, o Grande Hotel de Angola e o cinema Monumental, na cidade, assim como do Mercado Municipal de Huambo são outros projetos da autoria de Fernando Batalha.

Populares