Depois de dias com alguma chuva, o sol parece agora dar o ar da sua graça mas não vem sozinho…consigo traz ainda mais frio.
Para a semana de 23 a 29 de janeiro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê tempo estável com persistência de tempo frio associado a um fluxo predominante de nordeste ou de leste.
De acordo com o IPMA será favorecida a formação de geada e/ou gelo associados ao acentuado arrefecimento noturno. Também é expectável a formação de neblina ou nevoeiro, em especial em zonas de vale ou ao longo de cursos de água.
A temperatura mínima irá variar entre -5 a 10°C, com os valores mais baixos previstos em especial para as regiões de Trás-os-Montes, Beira Alta e Beira Interior e ainda na região da Serra da Estrela. A temperatura máxima deverá atingir valores que vão variar entre 4 e 15°C ao longo da semana.
Para esta semana, a anomalia da precipitação total e a temperatura média vai manter-se abaixo do normal (ver imagem), iniciando-se a semana com uma descida significativa de temperatura devido à advecção de uma massa de ar frio e seco na circulação de um anticiclone localizado aproximadamente entre o Golfo da Biscaia e as Ilhas Britânicas, com algumas oscilações para sudoeste ou nordeste ao longo da semana.
No que diz respeito ao Alentejo, no dia de hoje as temperaturas mínimas vão registar-se na ordem dos 10 graus em Beja, 9 em Évora e 7 em Portalegre.
No entanto, já a partir de amanhã, as temperaturas mínimas descem bastante nesta Região. Em Évora, amanhã, a temperatura mínima não passará dos 4 graus assim como em Beja e 2 em Portalegre. Mas o cenário para segunda-feira ainda é pior porque para este dia as previsões indicam 1 graus de temperatura mínima para Beja, 0 para Évora e 2 para Portalegre.