Inaugurada a 3 de Setembro de 1904, e depois de 9 anos encerrada, a Praça de Touros de Estremoz irá reabrir as suas portas depois de uma obra de reconversão.
Um investimento total a rondar um milhão e oitocentos mil euros (acrescido de IVA), cofinanciado em 85% pelo INALENTEJO, no âmbito do Programa de Ação para a Reabilitação Urbana da Cidade de Estremoz, adequou o espaço às exigências de áreas e funcionalidades de um recinto de espetáculos, ficando assim com a capacidade para 2400 lugares sentados, podendo a curto prazo aumentar o numero de lugares, segundo nos disse o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luis Mourinha.
Na entrevista concedida à Rádio Campanário, Luis Mourinha, enumerou as várias valências que a praça agora passará a ter, tanto a nível de instalações, como de comodidade para o público, destacando os curros apelidando-os mesmo de “hotel de cinco estrelas”, por estarem revestidos a azulejos.
Sobre a gestão deste espaço, Mourinha afirma que “não podemos ceder isto a pessoas que não pagam impostos”, afirmando que a empresa Campo e Praça irá realizar três corridas de touros, a 30 de Agosto, a 21 de Setembro e outra numa data a anunciar.
O autarca estremocense revelou-nos ainda que a praça de toiros irá ter uma capela, sendo Nossa Senhora de Fátima a padroeira da praça.
{play}http://radiocampanario.com/sons/mourinha_praca2_13agosto.mp3{/play}
Fique de seguida com algumas imagens exclusivas do interior da Praça de Touros de Estremoz, bem como fotografias do cavaleiro estremocense João Maria Branco a testar o piso da praça: