Decorreu esta manhã, na Misericórdia de Borba a tradicional Matança do Porco revivendo uma das mais antigas tradições do Alentejo.
A Rádio campanário esteve presente e falou com Januário Cardoso, da Misericórdia de Borba que nos explicou qual o objetivo desta iniciativa.
Januário Cardoso começou por nos referir “a intenção é mesmo revitalizar uma tradição, que hoje em dia já está em desuso mas que antigamente era prática comum.”
O representante da Instituição adiantou ainda que “para além do momento propriamente dito da matança do porco vão ainda ser confecionados os pratos típicos, proporcionando assim aos nossos utentes, trazendo-lhes as boas memórias que eles têm dessa altura.”
Na sua opinião, acrescenta, é muito importante “esta partilha de memórias.”
Januário Cardoso acrescenta ainda que o objetivo da Instituição é organizar atividades “onde os utentes possam ir buscar essas memórias antigas e estas tradições estão bem vincadas” contribuindo especialmente para estimular a sua saúde mental.
Nesta partilha de saberes e de sabores, as mulheres deixam a parte prática da matança para os homens e dedicam-se mais à parte da confeção das iguarias. Ainda assim, foi em ambiente de festa que a Matança do Porco se realizou, à volta de uma boa mesa rodeada de amigos, muita alegria e verdadeiras delicias gastronómicas.