Na manhã de sábado, 4 de fevereiro de 2023, realizou-se um simulacro de incêndio urbano na Zona do Palco do Cineteatro Curvo Semedo.
O cenário delineado era um incêndio provocado por um curto-circuito, afetando a estrutura e a alimentação de água do edifício.
Atendendo às características da situação, verificou-se a necessidade de evacuação, imediata, de todo o espaço do Cineteatro. A deslocação das pessoas ocorreu para o ponto de encontro definido no PEI. Devido ao pânico geral gerado pela ocorrência, verificaram-se 7 vítimas.
O Simulacro teve como principais objetivos:
· Testar a operacionalidade do Plano de Emergência Interno, treinar os ocupantes, criar rotinas de comportamento e de atuação, aperfeiçoando os procedimentos estabelecidos;
- Deteção do sinistro e atuação de acordo com os procedimentos de atuação definidos para o tipo de emergência simulada;
- Testar a resposta dos elementos que compõem organização de segurança definida na gestão e coordenação da resposta à emergência. Estruturalmente a organização de segurança é constituída por um órgão de comando coordenador e controlador representado pelo Responsável pela Segurança (RS) e por um órgão operacional, constituído pelas equipas de intervenção e evacuação. A organização de segurança foi definida de acordo com a organização arquitetónica do cineteatro Curvo Semedo e, também, de acordo com os recursos humanos disponíveis e horário de funcionamento de ambos os estabelecimentos;
- Testar a capacidade de resposta na evacuação para o ponto de encontro definido;
- Preparar, motivar e testar a cooperação dos participantes;
- Testar o alerta – chamada 112.
O Exercício contou com a participação e empenho das várias entidades com responsabilidade na emergência, nomeadamente: Serviço Municipal de Proteção Civil (Coordenadora Municipal de Proteção Civil e mais 2 elementos), Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, com o empenho de 29 operacionais (contando com todo o comando), GNR com três elementos (uma patrulha e o Comandante do Posto Territorial de Montemor-o-Novo), toda a equipa do Cineteatro Curvo Semedo (incluindo o Chefe de Divisão), a Autoridade Municipal de Proteção Civil (na pessoa do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão). Estiveram também presentes o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Henrique Lopes, a Vereadora Sílvia Santos, e Alexandra Serôdio, em representação da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.
A iniciativa teve um balanço positivo, ocorrendo alguns erros a corrigir, aliás, o objetivo de um plano de emergência interno, é testar e perceber se funciona, corrigir as não conformidades, o que é uma aprendizagem!
Há que agradecer todo o empenho e colaboração da equipa do Cineteatro, dos figurantes e da equipa que preparou todo este exercício, bem como aos bombeiros voluntários, com uma participação de 80% do seu corpo ativo, aos eleitos, equipa do SMPC, GNR e União de Freguesias.