O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 9 de fevereiro, seis ocorrências criminais, sendo duas delas crimes contra o património, dois crimes contra a vida em sociedade, um crime contra as pessoas e um crime contra o Estado.
Foram ainda efetuadas três detenções em flagrante delito, tendo sido uma pelo crime de detenção de arma proibida, uma pelo crime de desobediência e uma pelo crime de condução em estado de embrieguês.
No âmbito contraordenacional foram registadas 77 infrações relativas à legislação rodoviária, cinco relativas à legislação policial e uma relativa à legilação ambiental.
Decorrem aindas as operações “Escola Segura 2022/2023” e “Resina 20203”.
O Comando Territorial da GNR de Évora deixa ainda o alerta à população para os tipos de burla online ocorridos através do pagamento eletrónico em websites de compra online que disponibilizam serviço de venda e compra. É deixado o aviso de que a utilização de referências bancárias e aplicações financeiras são autênticas armadilhas para a pessoas menos informadas.
A utilização destas ferramentas digitais não está em causa mas, a inexperiência da sua utilização pode originar falências nas contas do público consumidor. Desta forma as autoridades sugerem à população formas de pagamento nas quais sintam mais segurança, que utilizem cartões virtuais ou instrumentos de pagamento com segurança acrescida, que utilizem redes seguras, consultem periodicamente o seus movimentos bancários e, antes de se efetuarem compras, que seja feita uma pesquisa de informação sobre o vendedor e sobre o negócio.