O Museu Biblioteca da Casa de Bragança, recebeu no passado domingo, 1 de setembro, um colóquio que teve como tema a “Batalha de Azamor”, organização da Fundação Casa de Bragança e o Centro de História de Além-Mar (CHAM) da Universidade Nova de Lisboa, representado pelo Prof. Dr. João Paulo Oliveira e Costa. Este colóquio assinalou os 500 anos desta batalha, que é o motivo principal das pinturas que decoram a escadaria do Paço Ducal de Vila Viçosa.
A Diretora do Museu Biblioteca da Casa de Bragança, Maria de Jesus Monge, explanou à Rádio Campanário os temas abordados na jornada de trabalho ao longo do dia. Os intervenientes deram conteúdo a esta iniciativa contextualizando-a quer a nível da importância desta batalha à expansão portuguesa, quer a nível de trabalhos desenvolvidos na própria vila de “Azamor”.
O dia ficou ainda marcado, como disse a responsável, pela assinatura do Protocolo “D. Jaime” que deu início aos projetos para o futuro. O Duque D. Jaime é uma das figuras centrais da história da Casa de Bragança, e este projeto está direcionado para o estudo da sua vida e da sua ação na história.
{play}http://radiocampanario.com/sons/maria_jesus_monge_2setembro.MP3{/play}
Mais jornadas de trabalho como esta, colóquios e publicações irão decorrer, ainda sem data programada.