Com vista para a recolocação de de um helicóptero de ataque inicial a fogos florestais no Centro de Meios Aéreos (CMA) de Moura, realiza-se hoje, a partir das 14:30h, no edifício da Câmara Municipal de Moura, uma reunião que junta os presidentes da autarquia e da Proteção Civil e outros atores que atuam no sector de combate aos incêndios.
O CMA, localizado no heliporto situado no extremo Este do paredão da barragem de Alqueva, pertence à Empresa de Desenvolvimento de Infraestruturas de Alqueva (EDIA) e, vai agora pertencer ao Município de Moura, daí a necessidade de acautelar a acomodação da aeronave e dos operacionais das diversas instituições envolvidas no processo.
O encontro liderado por Álvaro Azedo, presidente da autarquia, conta com a presença do General Duarte da Costa, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e dos comandantes da Unidade de Emergência e Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, da Força Especial de Bombeiro “Canarinhos” (FEB), do Comandos Regional do Alentejo e Sub-Regional do Baixo Alentejo da Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Moura.
Segundo o JN, Álvaro Azedo, justificou que “os processos de certificação e de utilização do heliporto estão em curso e daí a necessidade de articular com as diversas entidades um protocolo para a correta utilização. O espaço já foi um CMA certificado e há novas regras a cumprir e a autarquia tem todo o interesse na sua reativação”.
Foto JN
Fonte: JN