Tempos Cruzados é um projeto do Município de Reguengos de Monsaraz integrado no Pólo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca para promover a intergeracionalidade nas freguesias do concelho. As atividades estão delineadas para as crianças dos jardins de infância, para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e para a comunidade sénior.
As ações têm como ponto de partida um livro e depois há atividades práticas dinamizadas por funcionários da autarquia, nomeadamente pela nutricionista Anabela Gaspar, pelo psicólogo Rui Paixão e pela técnica de teatro Rita Caeiro. Estas atividades intergeracionais têm como objetivo a partilha recíproca de conhecimentos entre participantes de diferentes idades, para integrarem saberes, valores e competências.
Essa partilha visa um mútuo benefício na capacitação e desenvolvimento dos indivíduos em diversas esferas da sociedade. No final de cada atividade a autarquia pretende promover a literacia e lança o desafio a todos os participantes para requisitarem livros na Bibliorodas.
O projeto Tempos Cruzados teve início no dia 3 de fevereiro em São Pedro do Corval e no Outeiro e prosseguiu no dia 10 em Perolivas e novamente em São Pedro do Corval. Neste mês, as atividades estão subordinadas ao tema “A árvore do amor” e continuam no dia 24 de fevereiro em São Marcos do Campo e no Campinho.
“As nossas brincadeiras” é o tema para o mês de março, com as atividades a serem desenvolvidas no dia 3 nos jardins de infância e estabelecimentos de ensino no Outeiro e em São Pedro do Corval, no dia 10 nas Perolivas e em São Pedro do Corval e no dia 17 em São Marcos do Campo, no Campinho e na Caridade. No mês de maio as atividades realizam-se no âmbito do Dia Internacional da Família e decorrem no dia 5 em São Pedro do Corval e no Outeiro, no dia 12 nas Perolivas e em São Pedro do Corval e no dia 19 em São Marcos do Campo e no Campinho.
Em junho o tema é “Travias – comparação dos hábitos alimentares nas diferentes gerações” e as ações decorrem no dia 2 em São Pedro do Corval e no Outeiro, no dia 9 nas Perolivas e em São Pedro do Corval e no dia 16 em São Marcos do Campo e no Campinho.